FUNAPE: FUNAPE participa de ação de Educação Ambiental do Projeto Detetives Ecológicos / Publicado em 21/05/25.
- PCMC Brasil
- 9 de jun.
- 1 min de leitura
Na última terça-feira (20), a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) participou das atividades de Educação Ambiental do Projeto Detetives Ecológicos, realizadas durante a Semana do Meio Ambiente, na Escola Municipal Maria Bárbara Sucena, em Catalão-GO.
O evento reuniu alunos do ensino fundamental, que participaram de dinâmicas interativas, oficinas e exposição de materiais voltados à educação ambiental.
O projeto nasceu nos municípios de Água Limpa, Marzagão, Caldas Novas e Rio Quente, e suas ações têm se expandido para Cumari e Catalão, com o objetivo de conscientizar sobre a preservação da fauna local.
O Projeto Detetives Ecológicos, que conta com a parceria e apoio da Cmoc Brasil Mineração, Indústria e Participações Ltda, tem como objetivo estudar o comportamento e a distribuição de espécies “detetives”, principalmente mamíferos carnívoros, em áreas protegidas e não protegidas, a fim de identificar regiões de maior importância biológica que demandam maior atenção na conservação da biodiversidade em Goiás.
Essas espécies funcionam como indicadores ambientais, ajudando os pesquisadores a compreender como a paisagem está sendo impactada por ações humanas.
Os Detetives Ecológicos é um projeto de pesquisa coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto de Biotecnologia, Frederico Gemesio Lemos. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (SEMAD), com apoio da FUNAPE no gerenciamento dos recursos.
Fonte: Setor de Comunicação
Comments