top of page
Foto do escritorPCMC Brasil 🐾

Human highly modified landscapes restrict gene flow of the largest neotropical canid, the maned wolf

Atualizado: 28 de mai.


Lobo-guará - Chrysocyon brachyurus

Rodriguez-Castro, K. G.; Lemos, F. G.; Azevedo, F. C.; Freitas-Junior, M. C.; Desbiez, A. L. J.; Galetti Junior, P. M. 2022. Human highly modified landscapes restrict gene flow of the largest neotropical canid, the maned wolf. Biodiversity and Conservation, v. 31 p. 1229-1247. https://doi.org/10.1007/s10531-022-02385-x



Resumo: Paisagens modificadas pelo homem têm ameaçado populações de mamíferos em todo o mundo. No entanto, pouco se sabe sobre as consequências genéticas desses impactos a longo prazo para a maioria das espécies. Aqui, analisamos a diversidade genética e a estruturação populacional de um predador de topo, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), para investigar assinaturas genéticas que poderiam ser explicadas por ameaças antropogênicas. Coletamos amostras não invasivas de fezes, tecidos de animais atropelados e sangue de animais capturados, que foram analisados por um conjunto de nove locos microssatélites. Avaliamos a estrutura genética da população de 105 indivíduos usando componentes bayesianos e fatoriais discriminantes. Além disso, medimos a diversidade genética e o fluxo gênico e avaliamos as assinaturas de gargalo. As análises genéticas revelaram uma estruturação populacional espacial entre as populações centro-oeste e sudeste, provavelmente devido à redução do fluxo gênico. Ambas as populações do centro-oeste e do sudeste apresentaram valores de diversidade genética semelhantes e assinaturas de um gargalo recente. Sugere-se que a estruturação populacional de lobo-guará observada seja consequência da grande modificação antrópica da paisagem, para fins agroindustriais, ocorrida no século passado. Infere-se que tanto a redução do fluxo gênico quanto os gargalos recentes podem comprometer a manutenção da variação genética nas populações locais e afetar negativamente a persistência a longo prazo desse canídeo selvagem e único. Nossos resultados podem ser úteis para a definição de ações internacionais de conservação considerando a conectividade da paisagem e da população desta carismática espécie neotropical, embora quase ameaçada de extinção, e úteis para o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Canídeos Brasileiros.


Palavras-chave: agroecossistemas; gargalo; Chrysocyon brachyurus; diversidade genética; deriva genética; amostragem não invasiva.









12 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page