Candeias, I. Z.; Lima, C. F. M.; Lemos, F. G.; Spercosky, K. M.; Oliveira, C. A.; Songsasen, N.; Guimarães, M. A. B. V. 2020. First assessment of hoary fox (Lycalopex vetulus) seasonal ovarian cyclicity by non-invasive hormonal monitoring technique. Conservation Physiology, v. 8, p. 1-12, 2020. https://doi.org/10.1093/conphys/coaa039
Resumo: A reprodução é fundamental para a sobrevivência das espécies, e a fisiologia reprodutiva representa uma área de investigação de alta prioridade para a biologia da conservação, pois fornece uma compreensão básica de características críticas da história de vida, informações úteis para estabelecer estratégias de manejo. Aqui, geramos conhecimento sobre a endocrinologia reprodutiva da raposa-do-campo (Lycalopex vetulus), um pequeno canídeo (2,5–4 kg) endêmico de áreas abertas do Cerrado brasileiro e listado na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. Especificamente, utilizamos métodos não-invasivos de monitoramento hormonal para avaliar estrogênio e metabólitos de progestágenos de oito fêmeas de raposa-do-campo alojadas em cinco instituições zoológicas no estado de São Paulo – Brasil. Observamos elevações dos metabólitos de estrogênio e progestagênio entre julho e setembro em seis das oito fêmeas. Nenhuma evidência significativa de atividade ovariana foi observada durante os outros meses. Duas fêmeas, que compartilharam o mesmo recinto, não apresentaram um padrão de ciclicidade reprodutiva. Com base nessas características, concluímos que as raposas-do-campo em cativeiro são monoéstricas estacionais, com o início do ciclo estral ocorrendo principalmente em julho, seguido por 2 meses da fase lútea, quando não ocorre a concepção. Sugerimos que a dosagem dos metabólitos fecais de estradiol e progesterona pode ser utilizada para diferenciar o período reprodutivo de um período não reprodutivo em fêmeas de Lycalopex vetulus, fornecendo informações relevantes sobre sua biologia reprodutiva que podem contribuir para estratégias de conservação e manejo da espécie, como aumento do sucesso reprodutivo ex-situ.
Palavras-chave: metabólitos fecais; canídeos neotropicais; estrogênio; progestagênio; reprodução; hormônios reprodutivos.
Comments